Tire suas dúvidas

Aqui você encontra as principais respostas sobre os projetos gerenciados pela ANCAT, além de questões sobre legislação, editais e atividades.

Empresas e organizaçõesCooperativas
Dúvidas frequentes

Empresas e organizações

Como cadastrar minha empresa na ANCAT?

Dentro do site da ANCAT, na aba de formulário para empresas. O primeiro contato deve ser feito por este canal.

Quais os benefícios de ter uma parceria com a ANCAT para projetos de logística reversa?

Primeiramente, a empresa que patrocina um projeto de logística reversa coordenado pela ANCAT, passa a cumprir com as exigências socioambientais da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), além disso, a empresa coopera para o crescimento da atividade da coleta seletiva e reciclagem no Brasil, apoiando as cooperativas e os catadores de materiais recicláveis, responsáveis por este trabalho.

Faça o download da apresentação da ANCAT

Aqui você encontra e poderá baixar um pouco da história e do trabalho da ANCAT para a organização da logística reversa e o fortalecimento dos catadores de materiais recicláveis.

Baixe o PDF completo aqui

Acesse a nossa apresentação e agende uma conversa com o time da ANCAT.

Dúvidas frequentes

Cooperativas

Como cadastrar minha cooperativa na ANCAT?

Você deve cadastrar a cooperativa/associação pelo site da ANCAT, na aba de formulário de cooperativas. O primeiro contato deve ser feito dessa forma.

O que eu preciso para fazer parte da ANCAT?

Para se cadastrar a cooperativa ou associação e pleitear a participação em projeto coordenado pela ANCAT, é preciso cumprir alguns pré-requisitos como: ser dirigido por catadores, ter o CNPJ ativo, emitir Nota Fiscal e garantir uma produção de, ao menos, 15 toneladas de materiais recuperados por mês. Além disso, a decisão captar novas cooperativas é definida exclusivamente pela ANCAT.

Como eu falo com a ANCAT?

O primeiro contato deve ser feito após preenchimento do formulário no site da ANCAT. Após isso, também poderá ser realizado pelo e-mail [email protected]

Como é feito o trabalho de acompanhamento de cooperativas pela ANCAT?

Após a assinatura do termo de cooperação, a ANCAT inicia um acompanhamento técnico, onde será aplicado um Questionário Diagnóstico (para a compreensão da estrutura e funcionamento da organização). Através deste questionário é gerado um Relatório Diagnóstico, que apoiará o técnico a construir um plano de ação em conjunto com a cooperativa/associação. Este plano de ação vai orientar o trabalho do técnico e ajudará na construção do plano de investimentos da organização, apara que estes benefícios contribuam de maneira eficiente no fortalecimento e desenvolvimento do empreedimento.

Imprensa

E-mail: [email protected]
Entre em contato
Imprensa

Acesse o nosso acervo completo de documentos e releases.

Galeria de fotos

Quer utilizar alguma imagem? Entre em contato conosco.

Apresentação ANCAT

Faça o download da apresentação institucional da ANCAT