Associação sem fins lucrativos, a ANCAT tem se tornado, em sua trajetória, um núcleo de criação e operação de projetos de logística reversa. Com experiência na execução dos trabalhos e a confiança do setor, a ANCAT tem em seu foco o desenvolvimento profissional e econômico dos catadores de materiais recicláveis, além de ações de impacto positivo ao meio ambiente e a inclusão social.
Desde de sua criação, a ANCAT atua de forma complementar e caminha ao lado do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). Essa trajetória possui diversos objetivos em comum, sendo os principais a valorização da categoria de catador de material reciclável e o desenvolvimento desta atividade profissional, reconhecida em 2002 pela CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). Braço técnico do MNCR, a ANCAT trabalha na construção de parcerias produtivas entre cooperativas e associações de catadores com órgãos públicos e iniciativa privada. É desta forma que a ANCAT busca a profissionalização destes empreendimentos em todos os níveis, melhorando os rendimentos de seus trabalhadores, através da busca de oportunidades de negócios que o mercado de Logística Reversa pode trazer para a categoria.
Programa de logística reversa inclusiva gerenciado pela ANCAT e apoiado por grandes empresas bate metas e atinge mais de 5 mil catadores em 2021.
Maior projeto de logística reversa inclusiva do Brasil, o Reciclar pelo Brasil é coordenado pela ANCAT e atua com apoio técnico e investimentos nas cooperativas selecionadas para qualificar a atividade de reciclagem e o desenvolver estes empreendimen
Com financiamento da Wiego, o projeto aborda uma série de esferas dentro do setor administrativo do MNCR, como a criação de plataforma eletrônica de gestão e de um site E-commerce para a comercialização de produtos desenvolvidos ou criados pelos cata
Publicação criada pela ANCAT e a Pragma Soluções Sustentáveis, com o apoio da LCA Consultores e da Wiego (ONG internacional), que faz uma vasta pesquisa e análise sobre a cadeia de reciclagem no Brasil e a atuação dos catadores.
Criada de forma emergencial em março de 2020, a Campanha de Solidariedade atua até hoje com objetivo de minimizar as duras consequências causadas pela pandemia do coronavírus no cotidiano de milhares de catadores de materiais recicláveis.
Com ampla experiência no setor de gestão sustentável de resíduos sólidos e inclusão econômica, a ANCAT possui diversas frentes de ação:
Acesse o Blog