Notícias

Voltar para Notícias

Deputado Vinicius Carvalho visita cooperativa acompanhada pela ANCAT, em Guarulhos

Líder da Frente Parlamentar em favor da Cadeia da Reciclagem na região sudeste, o deputado federal Vinicius Carvalho visitou, no início de novembro, as instalações da Cooperativa de Trabalho de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis ‘Luta e Vida’, sediada em Guarulhos.

Na organização, que faz parte da plataforma Reciclar pelo Brasil, programa gerenciado pela Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), o parlamentar conheceu o departamento administrativo e os setores de triagem, prensagem e enfardamento dos materiais recicláveis, respectivamente, além da logística de transporte, operada em parceria com a prefeitura do município.

Carvalho foi recebido pelo catador Robson Ferreira (presidente da Luta e Vida) e Ary Moraes (assessor técnico da ANCAT), além da catadora Maria Mônica (Mobilizadora da ANCAT), bem como o professor Fábio Vicente, estudioso e pesquisador do setor da reciclagem.

Organizada durante a reunião com o presidente da ANCAT, Roberto Rocha e Cesar Faccio, secretário executivo da Coalizão Embalagens, na Waste Expo Brasil, no final de outubro, a visita do parlamentar teve como objetivo conhecer de perto a realidade das organizações de catadores, para atuar com mais propriedade no desenvolvimento e debate de políticas públicas em prol da categoria.

“A partir daqui de Guarulhos, juntamente com a ANCAT, nós podemos trabalhar e tentarmos melhorar a qualidade de vida e as coisas que ainda estão pendentes no que diz respeito aos catadores, que fazem parte dessa cadeia produtiva da reciclagem. Só estando na ponta, conhecendo a realidade de vocês, é que a gente consegue fazer algo mais certo”, disse Carvalho, que também citou a importância da conscientização da sociedade para ampliar a reciclagem de materiais.

“Não adianta o Poder Público se unir, juntamente com catadores, com as cooperativas, com esses representantes de toda a cadeia produtiva, se a população não se conscientizar no que diz respeito à sua responsabilidade em separar o material reciclável”, salientou.

Para Roberto Rocha, catador e presidente da ANCAT, a visita do deputado federal à cooperativa foi importante, já que o parlamentar consegue ainda mais elementos para compreender esse setor e melhorar a discussão sobre esse tema no congresso nacional.

“Foi uma visita bastante importante nesse contexto, para pensar em políticas públicas e apoio através de emendas parlamentares e assim, poder melhorar o crescimento e fortalecimento dos catadores. Entendemos necessário que os municípios encarem as cooperativas de catadores como prestadoras de serviço. Além disso, deve existir um trabalho de educação ambiental efetiva para a população. Dessa forma, a coleta seletiva terá melhor qualidade, pois os serviços prestados pelos catadores serão melhores também”, explicou o presidente da ANCAT.

Por Samuel Ferreira

 

 

 

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias