Notícias

Voltar para Notícias

Palavra do presidente sobre o aniversário de 20 anos do MNCR

Como catador e presidente da ANCAT, saúdo o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) pelas duas décadas de lutas tão importantes para a organização e o desenvolvimento dessa categoria fundamental para a sociedade e o meio ambiente que são os trabalhadores da catação.

Além de ter se tornado uma referência nacional no debate sobre a gestão de resíduos sólidos e a visibilidade dos catadores, o Movimento tem atuado de forma efetiva para estabelecer políticas públicas em prol da reciclagem, logística reversa e direitos dos profissionais da catação, buscando incluí-los de forma cada vez mais justa na cadeia produtiva.

Neste sentido, temos trabalhado firmemente pelo estabelecimento da essencialidade do trabalho do catador, remunerando-o pelos serviços prestados à sociedade na coleta seletiva e na logística reversa. Além disso, também lutamos para melhorar a remuneração pela venda dos materiais comprados pela indústria.

A ANCAT, como parceira do MNCR na pauta da capacitação técnica e profissionalização dos catadores, reafirma seu compromisso de seguir atuando, lado a lado, na busca da valorização da categoria.

Roberto Laureano da Rocha
Catador e presidente da ANCAT

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias