Notícias

Voltar para Notícias

ANCAT participa de Encontro Internacional dos Catadores em SP

A ANCAT esteve presente no encontro internacional de catadores, realizado em São Paulo, entre os dias 31/3 e 2/4. O evento tratou sobre o fortalecimento do processo da Articulação Global dos Catadores, como parte do projeto de financiamento promovido pela Fundação Ford.

Os encontros contaram com representantes de catadores do Brasil, Argentina, Chile e Colômbia, além de membros da WIEGO, ONG Internacional focada na melhoria das condições dos trabalhadores na economia informal.

“Esse encontro foi uma mega experiência, pois juntou esses países para discutirem políticas públicas e construir um sistema sustentável para os catadores e catadoras de materiais recicláveis”, explicou  Claudete Costa, presidente da Unicatadores.”Foi um encontro de fortalecimento de parcerias. Coisas boas vem por aí para desenvolver ainda mais o nosso movimento”, disse Claudete, que também é liderança do MNCR –  Movimento Nacional dos Catadores, no Rio de Janeiro.

Estiveram presentes lideranças da Federación Argentina de Cartoneros, Carreros y Recicladores (FACCYR), da Asociación Nacional de recicladores de Colombia (ANR) e da Asociación Nacional de Recicladores Chile (ANARCH). Cada um apresentou o panorama atual da categoria em seu país, entre avanços e desafios. Além das reuniões, o grupo realizou uma visita à Cooper Recicláveis, em Guarulhos – SP, parceira da ANCAT pelo programa Reciclar pelo Brasil. No local, houve uma conversa com os cooperados para troca de experiências.

“Depois de tanto tempo de pandemia pelo COVID, foi muito valioso poder se encontrar cara a cara, e conseguir falar dos desafios que temos por diante nesta construção e articulação internacional que já tem quase 20 anos”, afirma Lucia Fernandez, Coordenadora Global dos Catadores, pela WIEGO.

Roberto Rocha, catador e presidente da ANCAT, também salientou a importância de eventos para o alinhamento de ideias e iniciativas entre os trabalhadores da catação de diversos países.

“Como braço técnico do MNCR, a ANCAT apoia o intercâmbio internacional de catadores, o fortalecimento de projetos globais, por meio de parceiros como a WIEGO e a troca de experiências e soluções entre organizações. Juntos somos mais fortes,” explicou Rocha, que também foi um dos palestrantes do evento

 

 

 

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias