Conheça a história da ANCAT e seu papel na Reciclagem

Fundada em meados dos anos 2000, a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) tem a missão de defender os interesses dos trabalhadores da catação no Brasil. Esse trabalho ocorre pela elaboração e gerenciamento de projetos de logística reversa e reciclagem de embalagens.

Faça Parte
Publicado em:
22/4/2021
Baixe o documento aqui

Fundada em meados dos anos 2000, a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) é uma associação sem fins lucrativos que tem em sua essência a missão de defender os interesses dos trabalhadores da catação em todo o país e fomentar a economia solidária.

Para isso, tem como estratégia o desenvolvimento de projetos na área de reciclagem de embalagens, voltados à qualificação produtiva e fortalecimento econômico da categoria. Braço técnico do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), a ANCAT atua com ênfase na capacitação de trabalhadores organizados em cooperativas e associações, no entanto também tem contribuído para a mobilização dos catadores individuais que trabalham nas ruas, aterros sanitários e lixões.

Com capacidade de articulação e gerenciamento de trabalhos no setor de logística reversa, a ANCAT tem se tornado protagonista na criação de conexões entre o setor público, grandes empresas e cooperativas de reciclagem. Projetos como o Reviravolta e a plataforma Reciclar pelo Brasil, maior programa de logística reversa inclusiva do país, estão entre os êxitos da associação. 

Ao mesmo tempo em que busca os melhores níveis de produtividade, aliado à qualificação profissional e renda aos catadores, a ANCAT se compromete com o meio ambiente e os direitos humanos. Para isso, constituiu métodos de trabalho estabelecidas por eixos fundamentais

• Regulamentação jurídica e contábil;

• Gestão administrativa e financeira;

• Gestão operacional e produção;

• Vitalidade associativa;

• Gestão de pessoas;

• Relacionamento externo e parcerias;

• Infraestrutura e equipamentos.


Ao realizar trabalhos de criação e execução de projetos na área de logística reversa, como as atividades de articulação de políticas de inclusão e promoção social, a ANCAT tem se transformado, cada vez mais, em um banco de informações sobre o setor. Nos últimos dois anos, a associação passou a compartilhar com a sociedade grande parte deste conhecimento. Em coparticipação com a Pragma Soluções Sustentáveis, foram lançadas duas edições do Anuário da Reciclagem. O documento é um marco significativo, pois analisa e consolida informações sobre a cadeia da reciclagem no Brasil, além de apresentar - em números - o protagonismo do trabalho dos catadores e catadoras de materiais recicláveis na viabilização deste segmento econômico.


Este é mais um exemplo que mostra como a ANCAT se mantém em pleno movimento e conectada ao compromisso de desenvolver cada vez mais e melhor a categoria dos catadores de materiais recicláveis - seja na execução de projetos ou na articulação de iniciativas, como na propagação de conhecimento sobre o setor.