Assinatura de termo de colaboração em Coleta Seletiva e Logística Reversa entre ANCAT e CONDEMAT

O Termo de cooperação entre a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis - ANCAT e Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê - CONDEMAT foi assinado na última terça, dia 8,durante a Capacitação em Coleta Seletiva e Logística Reversa, com transmissão virtual.

Movimento
Publicado em:
9/6/2021
Baixe o documento aqui

O Termo de cooperação entre a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis -  ANCAT e Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê - CONDEMAT foi assinado na última terça, dia 8,durante a Capacitação em Coleta Seletiva e Logística Reversa, com transmissão virtual.

O objetivo da assinatura desse termo é execução de um conjunto de programas e projetos que auxiliem as Prefeituras, dos 11 municípios integrantes do Condemat, na capacitação profissional e formação técnica de organizações da sociedade civil, cooperativas e redes de catadores de materiais recicláveis.

Este é um trabalho fundamental com o objetivo central de fortalecer os catadores de materiais recicláveis da região,tirando-os da informalidade e invisibilidade, e fazendo com que eles sejam encarados como agentes de limpeza pública urbana importantes e estratégicos para os municípios. Um trabalho de grande importância que o CONDEMAT vem encabeçando na região e do qual a ANCAT tem a satisfação em fazer parte”,comenta Roberto Laureano, presidente da ANCAT.

Entre as ações previstas pela Associação a entrarem no Plano de Trabalho, estão a Coleta Solidária de Suzano e o apoio às prefeituras do Alto Tietê na implantação da coleta seletiva com inclusão dos catadores.

Este é umtema importante para o meio ambiente, economia e sociedade como um todo, com resultados que chegam na ponta, diretamente para a população. Que este trabalhode estímulo à formação de cooperativas de coleta seletiva e logística reversa possa ser exemplo para o Estado e para o país”, comemora o presidente do consórcio, Rodrigo Ashiuchi.

É uma grande conquista, não só para os catadores dessas cidades, que receberão capacitação, mas para as empresas quepoderão contar com processos de logística reversa mais qualificada.

O acordo de cooperação contempla as 11 cidades da CONDEMAT: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba,Mogi das Cruzes, Poá, Salinópolis, Santa Isabel e Suzano.