Notícias

Voltar para Notícias

ANCAT realiza Jornada de capacitação do Reciclar pelo Brasil para técnicos

Nas duas últimas semanas, os técnicos da ANCAT se reuniram para a Jornada de Capacitação da plataforma Reciclar pelo Brasil. O evento, realizado de forma online, uniu os agentes de defesa ambiental espalhados em todas as regiões do Brasil. O encontro teve como foco o impacto da pandemia do coronavírus sobre a rotina desses profissionais, que acompanham as cooperativas vinculadas ao maior programa de logística reversa inclusiva do país.

Coordenados pela gerência da ANCAT, os técnicos fizeram uma reflexão sobre as metodologias empregadas no programa e a produtividade no trabalho realizado no último ano, quando deixaram de realizaras atividades de forma presencial para atuar em home office. Com base nessa experiência e o contexto atual da pandemia, que ainda inspira muitos cuidados, foi discutido o aprimoramento das metodologias de trabalho à distância.

Os desafios do Reciclar pelo Brasil no segundo semestre, com o início da quinta fase da plataforma, também estiveram na pauta.Com a adesão de novas cooperativas e associações, um dos eixos centrais da atividade dos técnicos, até o final do ano, será nas ações de regularização destas organizações, colocando-as em conformidade jurídica, fiscal e contábil.Cooperativas com a documentação adequada terão o auxílio técnico com objetivo de desenvolver a produção de materiais recuperados.

“A pandemia nos mostrou que é necessária uma rotina de treinamentos com os técnicos, para que possamos atualizar os procedimentos operacionais principais e consolidas o uso de instrumentos e as ferramentas que temos para as atividades da plataforma. Esses impactos da pandemia mostraram essa lição para toda a equipe de trabalho”, afirmouMarcelo Pickersgill, gerente de projetos da ANCAT.

O evento também contou com apresentações sobre o contexto econômico nacional e o mercado da logística reversa. Entre os convidados da jornada estiveram Edy Merendino, secretário geral do Reciclar pelo Brasil, Dione Manetti, consultor técnico da ANCAT e diretor da Pragma Soluções Sustentáveis.

“As Jornadas deCapacitação do Reciclar pelo Brasil são fundamentais, tanto para o aprimoramento do trabalho da plataforma, mas também para ouvir as opiniões e receber as informações e percepções dos técnicos, pois são eles que estão na ponta, em contato direto com as cooperativas, no dia-a-dia. Isso faz com que aANCAT tenha mais capacidade nesta missão de apoio aos catadores,” explicouRoberto Rocha, catador e presidente da ANCAT, que também esteve presente no evento.

 

 

 

 

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias