Notícias

Voltar para Notícias

Coca-Cola Brasil e ANCAT fecham acordo para colocar catadores no centro da economia circular

Um passo importante foi dado rumo à efetividade da economia circular no Brasil, junto com a participação dos catadores de materiais recicláveis. Este é o objetivo principal do termo de cooperação assinado entre a Coca Cola Brasil e a ANCAT – Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – nesta quarta-feira (23), em evento realizado em Brasília.

Um dos principais tópicos do acordo, assinado por Victor Bicca, diretor de relações governamentais da Coca-Cola Brasil, e por Roberto Rocha, catador e presidente da ANCAT, prevê o aumento do volume de embalagens recicladas pelas cooperativas e associações. Entre as estratégias para alcançar esse objetivo, estão parcerias como a que será feita com o Sustenta PET e a Solar Coca-Cola.

“As primeiras cooperativas do país foram apoiadas pela Coca-Cola, no começo dos anos 90. E desde lá temos uma grande parceria com a ANCAT e com o Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis (MNCR)”, relembrou Bicca, diretor da empresa. “A nossa ideia é reforçar e revigorar esta parceria e, principalmente, fortalecer a participação dos catadores na gestão dos resíduos do Brasil”. explicou.

Outro ponto central no termo de cooperação é o desenvolvimento, em articulação com o governo federal, de um modelo de rastreabilidade de embalagens que favoreça a participação das organizações de catadores. Com isso, haverá o aperfeiçoamento dos processos de trabalho e a melhorados rendimentos da categoria.

“Este acordo coloca os catadores no centro da discussão sobre o mercado de materiais recicláveis, dentro da economia circular, que é uma área importante e fundamental”, explicou Rocha. “Assim poderemos avançar na profissionalização e na participação efetiva da categoria na cadeia de reciclagem em todo o Brasil”, disse o presidente da ANCAT.

O acordo também inclui o desenvolvimento de parcerias com Estados e Municípios para a participação de cooperativas e catadores avulsos em programas de coleta seletiva. Assim como o fortalecimento da educação ambiental nas cidades.  O termo de cooperação também propõe a melhoria contínua do design de embalagens, diminuindo o uso energia e matéria-prima. A meta da Coca-Cola é a redução gradativa de embalagens com baixo índice de reciclagem, até a sua substituição por completo.

Participaram da cerimônia de assinatura representantes da FEMSA, Ambev, AFBCC – Associação dos Fabricantes Brasileiros de Coca Cola, ABIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas, AV Ambiental e ABRALATAS – Associação Brasileira de Produtores de lata de alumínio para bebidas.

 

 

 

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias