Notícias

Voltar para Notícias

ANCAT assina parceria com o município de Guarulhos

Aperfeiçoar o programa de coleta seletiva e reciclagem, além da inclusão e melhor gestão de organizações de catadores dentro do gerenciamento municipal de resíduos sólidos. Este é o objetivo do acordo de cooperação técnica entre a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e a Prefeitura de Guarulhos, que será celebrado neste sábado, 18 de setembro, às 9h, na Secretaria de ServiçosPúblicos do município paulista.

 

O compromisso, que será assinado pelo catador e presidente da ANCAT, Roberto Rocha, e pelo secretário municipal de Serviços Públicos, Rodnei Minelli, prevê um plano de trabalho dividido em etapas. Entre elas: a implantação do Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (SIGOR) e o aumento na participação da coleta seletiva de Guarulhos, por parte das cooperativas e associações de catadores parceiras da ANCAT e acompanhadas pela plataforma Reciclar pelo Brasil, programa de logística reversa inclusiva, presente em todo o país.

 

Também estão previstas ações de formalização, capacitação profissional e formação técnica destas organizações – atividades que serão realizadas pela ANCAT, que em sua atuação como gerente do Reciclar peloBrasil, possui uma equipe técnica especializada. Já a prefeitura implementará ações de comunicação voltadas à educação ambiental da população e à garantia do aumento de materiais recicláveis para o trabalho das cooperativas e associações.

 

“Esse acordo é importante para todos. Para as organizações porque vão desenvolver seus trabalhos ainda mais e terão aumento da produção e faturamento; para a ANCAT porque mostra que o trabalho de apoio técnico aos catadores junto ao Reciclar pelo Brasil está sendo consolidado. Também é importante para o município, que é um dos maiores do país e vai ampliar seu programa de gestão de resíduos com a inclusão dos catadores”, afirmou Roberto Rocha, presidente da ANCAT.

 

“Essa cooperação resultou em um plano de trabalho conjunto que em consonância com os objetivos da ampliação da coleta seletiva no município de Guarulhos, auxiliará na capacitação profissional e técnica das organizações da sociedade civil e das cooperativas de trabalho de catadores que fazem tanto pela cidade”, explicou Alexandre Lobo de Almeida, diretor do Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria de Serviços Públicos da cidade paulista.

 

O acordo técnico é corroborado pelo novo Marco do Saneamento, que determinou aos municípios brasileiros a criação de modelos para garantir maior capacidade econômica dos serviços de manejo de resíduos sólidos.

 

O contrato com a Prefeitura de Guarulhos, o segundo maior município do estado, é o primeiro da ANCAT com cidades da região do Alto Tietê e um incentivo a economia solidária, a gestão sustentável dos resíduos sólidos e a inclusão econômica dos catadores do município. No início do trabalho, as organizações atendidas serão: Luta e Vida, Coop-Reciclável, Guarulhos Recicla, Nova Vida e Respira Brasil, que já fazem parte da plataforma Reciclar pelo Brasil. A meta é avançar e apoiar novos empreendimentos de reciclagem.

 

 

 

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias